Blog da Wanessa Costa: Decorando com tapetes

Decorando com tapetes

Os tapetes dão aquele charme especial no ambiente e são grandes aliados na decoração de uma casa, e sem falar o conforto e aconchego que trazem ao seu lar. Mais antes de comprar um tapete apenas pela beleza é importante observar outros detalhes.
Ao escolher o tapete é importante observar a necessidade que ele terá no local onde será utilizado, será para limpeza dos pés? Para sentar? Apenas para decoração? Tampar imperfeições do chão? Abafar ruídos (no caso de apartamentos). Um tapete pode ter diversas finalidades por esse motivo é importante saber qual será o seu uso antes de realizar a escolha.
Os tapetes na decoração se encontram em muitos estilos: coloridos, neutros, com diferentes texturas, formas e tamanhos. Por isso, é muito importante ter em mente que o mais bonito, nem sempre é o ideal para as necessidades do seu espaço. Os tapetes redondos, por exemplo, são mais usados em ambientes descontraídos e também acabam sendo uma boa saída para ambientes que não possuem muito espaço. Já os retangulares, mais retos, são ideais para a sala de jantar e sala de estar.
Eles podem ter estampas e cores diferenciadas, mas sempre se deve utilizar o bom senso, já que o item não deve ser encarado como um elemento à parte do espaço – pode se mesclar estampas, desde que elas estejam dentro do mesmo tom. Uma dica é dosar os móveis de cores mais neutras, caso os tapetes sejam mais coloridos e vice-versa.

As texturas também são ótimas para os tapetes e aí vai uma dica importante: prefira os mais fofinhos e altos para as áreas de descanso, como a sala e quarto, e os mais simples e práticos para as áreas onde podem ser sujos com mais facilidade como a sala de jantar e cozinha. Se você tem criação em casa ou animais de estimação, dê preferência aos modelos antialérgicos e que não sejam ásperos.
Outro fator importantíssimo é a limpeza dos tapetes e para conserva-los por mais tempo ela deve ser periódica portanto, opte por um aspirador de pó; em caso de manchas, tente usar um detergente neutro. Para uma manutenção profunda, conte com profissionais especializados que tenham os materiais corretos de lavagem e secagem para não correr o risco de danificar o seu tapete.

E agora morra de amores com esses modelos lindos que eu vou ilustrar esse post.





















Um comentário:

  1. Adoro tapetes coloridos!
    Pena que com cachorro eu não consigo ter tapete kkkk
    Eles sempre fazem uma sujeira e eu que tenho q limpar

    ResponderExcluir