Blog da Wanessa Costa: A um passo do Casamento (Lista de convidados)

A um passo do Casamento (Lista de convidados)





Gente essa parte complica hem rsrs eu particularmente imagino que quando eu for me casar (daqui uns 9 anos) vou ter um problema imenso tenho amigos de vários lugares e quero que todos sejam convidados os do facebook, orkut, skype todos não podem faltar!! kkkk imaginem só o que eu vou sofrer para organizar essa lista, graças a Deus ainda tenho um tempinho para sofrer, mais algumas amigas noivas não tem esse tempo mais o sofrimento começa desde já.


Então vamos ajudar :D  como sou lindamente solteira e não tenho experiência em listas fui buscar ajuda e achei um post simplesmente P.E.R.F.E.I.T.O não resisti e vou compartilha-lo todo com vocês, espero que gostem abaixo tem o site onde foi retirado, ahhh se você vai ser casar ou pretende fazer isso um dia não deixe de conhecer esse site ele é um completo guia dos noivos.


Prever a lista de convidados


visão/sonho para o casamento
Com que sonharam? Com uma recepção íntima apenas com os familiares e amigos mais próximos, ou com um luxuriante casamento, onde estarão presentes todos os parentes, amigos e colegas de trabalho? Não têm de escolher nenhuma das duas hipóteses, podem optar por uma intermédia, no entanto, reflictam sobre o tipo de casamento que se adequa aos vossos sonhos.
orçamento disponível
Usualmente o catering faz o seu preço baseado no número de convidados. Esta premissa é essencial para determinarem o número de convidados que podem ter presentes na recepção do casamento. É muitíssimo importante que antes de mais, determinem o orçamento, para saberem os valores que podem despender. Saibam que a maior despesa de um casamento é com a recepção, logo quantos mais convidados, maior o custo.

data do casamento
Se o casamento for celebrado durante a semana, num fim-de-semana prolongado, ou numa ocasião em que a maioria das pessoas não esteja de férias, a probabilidade de terem mais respostas negativas ao convite de casamento é maior.
disposição do local da recepção/cerimônia

Independentemente de poderem ter disponibilidade financeira, e de todos os convidados poderem estar presentes no dia do casamento, se o local da cerimonia e da recepção não for capaz de acomodar o número de convidados que desejam ter presentes: terão de optar entre escolher outro local ou reduzir a lista de convidados. Antes de começarem a elaborar a lista de casamento, façam uma pesquisa e saibam qual a capacidade dos locais onde gostariam de poder celebrar o casamento, e contem com essa variável.

Elaborar a lista de convidados
Comecem por elaborar a lista de casamento ideal, sem restrições, incluindo todas as pessoas que desejavam ter presentes no dia do casamento. Incluam também os convidados da parte dos vossos pais, ou seja, as pessoas que eles pretendam convidar.

Depois de disporem de uma lista que inclua os vossos convidados e os dos vossos pais, é só pegar nessa informação e decidir, baseado na intimidade pretendida e no orçamento disponível, quem devem convidar.




elaborem uma lista a
Depois da lista geral formada, comecem por fazer uma lista A, ou seja, a lista de quem não prescindem de ter ao vosso lado no dia do casamento, como amigos e familiares muito chegados.

De seguida, da restante lista geral, tentem excluir as pessoas com as quais sentem que não têm relações muito próximas, ou que possam ser fonte de problemas em situações como o casamento.

Assinalem também os que podem contribuir para ajudar na despesa do casamento, como os padrinhos, pais, tios, etc.

Decidam como vão dividir os convites
. O ideal é dividirem o número de convites disponíveis em: metade para a noiva e metade para o noivo, e de cada metade retirar 1/3, dando esse 1/3 aos vossos pais, para que eles possam convidar quem desejam. 

elaborem uma lista b
Depois de elaborarem a lista A, certamente sobrarão alguns nomes. Se ainda têm orçamento disponível, poderão elaborar uma lista B, que usualmente incluirá: primos afastados, namorados de amigos, etc. Esta lista também será útil no caso de algum dos convidados da lista A recusar o convite e poder ser substituído por um da lista B. Na realidade isto é opcional, pois, no dia do casamento só devem ter ao vosso lado pessoas que sintam que vão dar mais significado ao dia, por isso, não convidem ninguém só porque sim.   
reduzir a lista de convidados
Na realidade este passo não é muito fácil de tomar, mas tem de se ter em mente que devem ter presentes quem podem ter, e quem sentem que devem ter.

Para ou reduzirem a lista de convidados, podem decidir com base em algumas respostas:
·         Pretendemos convidar crianças, ou não?
·         Convidamos namorado(a)s de amigos solteiros?
·         Convidamos pessoas pelos presentes que nos podem oferecer?
·         Convidamos pessoas com quem já não falamos há anos?
·         Convidamos colegas de trabalho?
·         Convidamos amigos ou familiares que tendem a fazer cenas desagradáveis nestes momentos?
Logo que tenham tudo decidido e a lista de convidados final esteja elaborada, podem enviar os convites, ou seja, pelo menos 2 meses e meio antes da data do casamento.
Esperem para ver quem responde e, mediante as respostas, poderão enviar convites às pessoas que desejam convidar da lista B. Tentem não demorar muito tempo a enviar os convites da lista B, para que as pessoas não se apercebam do sucedido.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário